A Gruta das Andorinhas (Espanhol: Sótano de las Golondrinas), é um abismo localizado na cidade de Aquismón pertencente ao estado mexicano de San Luis Potosi. A caverna foi formada por erosões de água em uma falha impermeável de calcário que tem uma abertura exterior mais estreita do que seu interior, dando-lhe uma forma cônica. A profundidade do abismo é de cerca de 380 metros. A abertura do topo, ao nível do solo tem um diâmetro de cerca de 60 metros, enquanto que a parte inferior tem uma abertura máxima de 300 metros.
O lugar é um refúgio natural para aves, mas ao contrário do que o próprio nome indica, eles não são andorinhas, mas sim andorinhões e papagaios. A gruta é na verdade um gigantesco buraco com seus 512 metros de profundidade, sendo 376 deles em uma queda livre. O fundo da caverna tem o tamanho de três campos de futebol, na vertical é de longe mais alto que a Torre Eiffel. Foi descoberta em 1976 por uma equipe de ornitólogos da Universidade de Texas, que estavam realizando um estudo detalhado das aves nos bosques da Huasteca Potosi.
A caverna é um popular destino de espeleologia vertical. O lado de fora da boca é coberto com vegetação densa. O rapel até o chão leva cerca de 20 minutos, na qual o equipamento e a corda podem aquecer até níveis perigosos. Subir de volta pode levar de quarenta minutos a mais de duas horas.